quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Evolução dos vegetais

Aparentemente as plantas parecem seres vivos inertes mas são seres vivos auto-suficientes pois não necessitam de se locomover para obter alimentos e nem para a reprodução.


Então como se mantem?


A resposta é simples os vegetais são autotróficos, ou seja, são capazes de produzir seu próprio alimento através da reação química de fotossíntese e isso explica o fato de serem fixos a um substrato.


E quanto a reprodução?


Entre as classes que formam o Reino Vegetal, as Briófitas e as Pteridófitas são dependentes diretos dos fatores ambientais como a disponibilidade de água para a fecundação. Já as Gimnospermas e as Angiospermas são plantas totalmente terrestres que independem da água para a reprodução mas tem dependência dos agentes polinizadores e dos dispersores das sementes que fazem o movimento de fluxo genético entre os indivíduos.




As plantas foram e continuam sendo responsáveis pela manutenção da vida dos animais porque:

  • Ao realizarem a fotossíntese retiram da atmosfera o gás carbônico que é um gás estufa - CRÉDITOS DE CARBONO (países que possuem reservas florestais podem receber de países altamente poluidores créditos financeiros para manterem essas reservas). Bom para os brasileiros se preservarmos a Amazônia. - conclui-se que contribuem para a diminuição desse efeito.
  • A fotossíntese também produz carboidratos que serão utilizados como fonte primária de energia dos seres vivos.
  • As florestas mantem a qualidade da água, do solo e do ar.
  • Atração da fauna e manutenção da biodiversidade.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS EVOLUTIVAS DOS VEGETAIS:





Briófitas: preferem locais sombreado e úmido, fase duradoura é o gametófito (n) e a passageira é o esporófito (2n), reproduzem por metagênese com dependência da água. Ex: musgo.

Pteridófitas: preferem locais sombreado e úmido, fase duradoura é o esporófito (2n) e a passageira o gametófito (n), reproduzem por metagênese com dependência da água. Ex: samambaia.

Gimnospermas: preferem o clima frio ou temperado, fase duradoura é o esporófito e a passageira o gametófito, reprodução com polinização do vento (anemofilia) e sementes com dispersão feita por animais (zoofilia). Gameta masculino: célula germinativa e tubo polínico e Gameta feminino: oosfera. Semente:Pinhão. Ex: pinheiro, araucária, sequóia.

Angiospermas: são amplamente distribuidas, mantem as mesmas fases das Gminospermas porém a sua polinização e dispersão de sementes são dependentes de animais. Nesse grupo os frutos protegem as sementes e também atraem os animais para realizarem a sua dispersão. Ex: bananeira, roseira, laranjeira, gramíneas etc.

Espero ter contribuido com vcs!

Saudações biológicas :)

11 comentários:

  1. Que é isso? toda vez q venho aqui você muda tudo nesse blog :DD dguadguadgugaduguadguda
    Td bem minha profê preferida? ;)
    to te seguindo já é cláro!
    BEIJOOS ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beeijoos'-'-'
      rsrs é siim ;)Muudo tuudo/

      Excluir
  2. uhuuul! me ajudou muitoo!

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito mesmo...muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. brigadúúúúú...... me ajudou bastante!!!!!
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. ajuda demais pro vestibular, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. E a evolução dos vegetais?!?!?!?!?!!?

    ResponderExcluir