quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mitose

A mitose é um tipo de divisão celular que forma células com o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas que a célula-mãe (células diplóides, 2n). É também o mescanismo mais comum de reprodução dos organismos unicelulares eucariontes. É também o processo pelo qual os pluricelulares são formados, seja a partir de um pedaço do corpo (reprodução assexuada) ou através da fecundação. Esse processo explica também o crescimento, a renovação celular, a regeneração tecidual e a formação de tumores cancerígenos.



Ciclo celular
O período entre o início de uma mitose e outra é chamdo de ciclo celular; a nele a célula cresce, prepara-se para divisão e divide-se. Esse ciclo inclui uma fase em que a célula não está se dividindo - a intérfase- e quatro outras de divisão propriamente: prófase, metáfase, anáfase e telófase.



A intérfase é subdividida em:





  • G1 = crescimento celular e metabolismo normal;


  • S = síntese de DNA e histonas com duplicação dos centríolos


  • G2 = divisão dos microtúbulos, intervalo na duplicação de DNA e crescimento final do citoplasma para divisão.



>






PRÓFASE: desaparecimento da carioteca e do nucléolo; início da formação das fibras do fuso; condensação doos cromossomos.







METÁFASE: formação do fuso mitótico; cromossomos alinhados na placa equatorial.











ANÁFASE: separação dos cromossomos irmãos por encurtamento das fibras do fuso.




TELÓFASE: reaparecimento do nucléolo e da carioteca, descondensação dos cromossomos e citocinese (divisão do citoplasma).





A citocinese é diferente em células animais e vegetais. Nas células animais o citoplasma é estrangulado por ação das fibras de miosina, actina e tubulina orientadas pelos centríolos. Já as células vegetais, como não possuem centríolos a divisão do citoplasma ocorre com a formação do fragmoplasto que por ação do complexo golgiense irá produzir e secretar a celulose para compor a parede celular.
Assim temos:

  • Célula Vegetal: citocinese é centífuga - acocêntrica ou anastral
  • Célula animal: citocinese é centrípeta.





O gráfico abaixo mostra como a quantidade de DNA varia durante a mitose:





Assista agora aos vídeos sobre mitose:




2 comentários:

  1. Pô Dadá, que sacada! ADorei a idéia de fazer um blog para interagir com essa galera da geração high-tec! Muito legal! E tá super bonitinho, organizado, com vídeos, imagnes, muito bem montadinho mesmo!!!
    Além de trabalhar em um site de jornalismo político (www.vermelho.org.br), estou responsável pela comunicação da ANPG, Associação Nacional dos Pós-Graduandos, que representa todos os estudantes de pós do Brasil...!
    Inclusive, deixa eu fazer um merchan aqui... de 21 a 23 de outubro vamso organizar uma salão de divulgação científica em SP, para alunos do ensino médio, garduação e pós... divulga p galera aí, vai ter inscrição de trabalhos p mostra científica. E já vou avisando... vou roubar idéias e conteúdos do seu blog para o site do salão viu!? Mas fique tranquila que cito a fonte! ;)
    Mil beijinhjos e saudade!
    Lu

    ResponderExcluir
  2. NOOSSSA ISSO TA MT BOM TAVA PRECISANDO DE UMAS FOTOS E EXPLICACOES P. MEU RESUMO DE MITOSE E DEU UMA SUPPER AJUDADE TEM D MEIOSE TMB??

    ResponderExcluir