terça-feira, 1 de setembro de 2009

Digestão Comparada dos Cordados

MAMÍFEROS:


O Homem:

No homem a digestão é dividida em duas etapas: mecânica - feita pela mastigação do alimento - e química - feita por ação das enzimas digestivas.


A digestão inicia-se na boca com a mastigação dos alimentos e a salivação da boca.


A saliva é produzida nas glândulas salivares e sua constituição química é a enzima ptialina ou amilase salivar que realiza a digestão do amido.


Após ser mastigado o alimento é deglutido e é conduzido até o estômago através do esôfago - órgão muscular de contração involuntária - que inicia os movimentos peristálticos da digestão.




Ao chegar no estômago o bolo alimentar sofre a ação da enzima pepsina - antes pepsinogênio que sofre a ação do ácido clorídrico tornando-se ativo - responsável por iniciar a digestão das proteínas essa etapa é conhecida por quimificação e agora o alimento passa a se chamar quimo.

O peristaltismo faz com que o quimo chegue até o intestino delgado, local onde ocorrerá as últimas etapas da digestão e a absorção de nutrientes.


No intestino delgado o quimo sofre a ação da bile - produzida no fígado - que diminui o tamanho das moléculas de lipídios; ao mesmo tempo o pâncreas lança o suco pancreático que junto com o suco entérico produzido pelo próprio intestino irão realizar a digestão visto que, possuem diversas enzimas como: lipases, maltases, peptidades, nucleases...


Na porção final do intestino delgado ocorre a absorção dos nutrientes na vilosidades - especializações da membrana plasmática que aumentam a superfície de absorção - o que não for absorvido no intestino delgado é enviado para o intestino grosso.


No intestino grosso ocorre a absorção de água e a formação das fezes que são eliminadas através do ânus.











AVES:


Nas aves ocorrem algumas modificações no sistema digestório porque esses animais possuem necessidades como o voo, assim; perderam os dentes que foram substituídos pelo bico, papo e moela.


O bico está diretamente relacionado e adaptado ao tipo de alimento do animal, portanto varia de formato e tamanho de acordo com a espécie observada.


O papo tem uma função parecida com a saliva, pois armazena temporariamente o alimento para torná-lo mais mole.

A moela pode ser comparada à boca e aos dentes dos mamíferos pois permite através da contração muscular quebrar o alimento em pedaços menores já que ainda não havia sido mastigado.



Outra diferença desse sistema é a presença de cloaca como porção final. A cloaca é utilizada tanto como via de excreção (ácido úrico), quanto digestão e postura de ovos (reprodução).










Répteis e Anfíbios






















Esses dois grupos de vertebrados tem por característica principal a ausência das glândulas salivares, o esôfago muito curto e a presença de uma glândula para a produção muco na cavidade bucal.




Os anfíbios e Os répteis Lacertílios possuem uma língua capaz de se lançar sobre a presa mesmo em grande distância.

Répteis Chelônio possuem bico córneo e os Ofídios possuem a língua bifurcada que também é utilizada como órgão sensorial.

Peixes:







Nos peixes notamos a ausência de glândulas salivares e intestino com válvula em espiral que exercem a mesma função das microvilosidades dos mamíferos.

Peixes ósseos tem o sistema digestório terminado em ânus e os cartilaginosos tem na porção final do sistema digestório a cloaca.

Nesses animais o fígado armazena óleo para facilitar a flutuação na água.

bjos.

5 comentários:

  1. Eii Daliana.. muito bom esse resuminho, bem mais prático que aquele monte de slide que você passa pra gente na sala. Já vou imprimir!! =D

    Beijos,
    Gabriela Spalenza 2ºEM

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito para me trabalho de biologia.
    Muito obrigado.
    Estudo na escola Técnica Munir José e esse resumo foi muito útil.

    ResponderExcluir
  3. a mim foi bastante pratico boa ;)

    ResponderExcluir
  4. Bom sim, mais precisa de mais coisa..
    Bjus!

    ResponderExcluir